geografando
TORNADO NO ALGARVE
Um tornado deixou um rasto de destruição no Algarve, afetando principalmente a zona de Silves, Lagoa e Carvoeiro. Há relatos de árvores caídas, telhados arrancados e carros arrastados pela força do vento. Confirmam-se 13 feridos - três com alguma gravidade - 12 desalojados e 4600 pessoas sem energia elétrica.
Mas afinal o que é um Tornado? e Um Tufão ? e um Furacão?
O QUE É TORNADO?
Um Tornado é um fenomeno natural no qual uma coluna de ar gira violentamente entre uma nuvem convectiva e a superfície da Terra. É a mais destrutiva de todas as tempestades na escala de classificação dos fenômenos atmosféricos. Pode ocorrer em qualquer parte do mundo, desde que existam condições favoráveis.
Os tornados podem ser medidos pela escala Fujita, que é a escala que mede a intensidade dos tornados, os tornados são medidos pela quantia de estrago que eles causam, e não pelo seu tamanho físico. Também é importante lembrar-se de que o tamanho de um tornado não é necessariamente uma indicação de sua ferocidade. Tornados grandes podem ser fracos, e tornados pequenos podem ser violentos.
E UM FURACÃO?
Um furacão é um ciclone. Mas se todo furacão é ciclone, nem todo ciclone é furacão. Para ser chamado de furacão, o ciclone precisa de se formar no oceano atlântico, próximo à Linha do Equador, região de clima mais quente. Quando se forma longe dessas áreas, em águas frias, ele é chamado de ciclone extratropical.
E UM TUFÃO?
Tufão é um ciclone tropical, como os furacões, mas ele tem esse nome se ocorrer no pacifico ocidental, mais concretamente no mar da China. Isto quer dizer que nunca se vai ouvir falar de um furacão na China ou de um tufão nas caraibas.
CURIOSIDADES
Os Furacões podem gerar tornados, mas o contrário não acontece. Furacões são fenômenos enormes, que só podem ser vistos de cima, por satélites, porque têm centenas de quilômetros de diâmetro.
O Furacão Katrina
Já os maiores tornados têm, no máximo, dois quilômetros, e podem ser vistos em terra, porque têm o formato característico de funil. Quando esse funil toca o chão, ganha o nome de tornado. Quando toca uma superfície de água, ele chama-se tromba d'água.
A intensidade dos furacões é medida por uma escala chamada Saffir-Simpson. O Katrina, para falar do mais mediático, atingiu o grau máximo nessa escala: cinco.
Um Tornado
Outra curiosidade sobre os furacões e tempestades tropicais é a origem dos nomes. O primeiro fenomeno do ano ganha obrigatoriamente um nome que começa com a letra "A". E os nomes são, alternadamente, masculinos e femininos. Por exemplo, depois do furacão Katrina, houve a tempestade tropical Lee, masculino.Enquanto se mantiver como Depressão Tropical não é batizada com o referido nome, sendo antes identificada por um número sequencial. O nome só é atribuído quando a perturbação tropical passa para Tempestade Tropical.
Quando a lista dos nomes se esgota, recorre-se a às letras do alfabeto grego. Esta situação aconteceu na temporada dos furacões de 2005/2006 que utilizou as 6 primeiras letras do alfabeto grego.
No Hemisfério Sul, os ciclones giram no sentido do relógio, o sentido horário. No Hemisfério Norte, eles giram em sentido anti-horário.