geografando
Climas
Dominio de referência - Tipos de Clima
Metas: Os alunos têm de desenvolver conhecimentos sobre vários tipos de clima em 5 zonas distintas do Planeta Terra
No Planeta Terra, existem 5 grandes zonas climáticas
1) Zona quente, intertropical ou tropical conforme figura;
2) Zona temperada do norte;
3) Zona temperada do sul;
4) Zona fria do sul e;
5) Zona fria do norte.
A Zona quente localiza-se, aproximadamente, entre o equador e os Trópicos de Câncer e Capricórnio.
As zonas temperadas situam-se sensivelmente entre os trópicos e os círculos polares.
As zonas frias localizam-se dentro dos círculos polares (uma no Hemisfério norte e outra no Hemisfério sul)
Em cada uma das zonas, ocorrem diferentes tipos de clima em função da temperatura e da precipitação (que são dois elementos de clima)
Na zona quente ou intertropical dominam os seguintes climas:
A) Clima Equatorial;
B) Clima Tropical Húmido;
C) Clima Tropical Seco;
D) Clima Desértico.
Estes climas localizam-se, sensivelmente, na zona compreendida entre os trópicos (designada de intertropical), ou seja entre o equador, a 0º de Latitude e o Trópico de Câncer a 23º 27´norte e o Trópico de Capricórnio a 23º e 27´sul. No menu galeria de fotos apresentam-se várias imagens com fotos, gráficos e mapas desta zona terrestre.
Kuala Lampur, na Malásia, e Singapura, países do SE da Àsia apresentam um clima equatorial. As temperaturas são elevadas (médias superiores a 25ºC) ao longo do ano e as chuvas são abundantes (2000 mm por ano, muita chuva) e ocorrem ao longo de todo o ano. É assim, o clima equatorial, quente e chuvoso ao longo do ano.
A Reter:
1. As temperaturas médias mensais variam pouco ao longo do ano. A temperatura média é cerca de 25ºC. A amplitude térmica anual é muito reduzida.
2. A precipitação é abundante durante todo o ano, não existindo nenhum período seco.
3. Não existem estações diferenciadas
O link apresentado serve para navegares na WEB e aprofundares conhecimentos sobre o tema em estudo.
O clima tropical húmido ocorre predominantemente entre os 5º e os 15º de latitude para N e para S do Equador.
Este clima apresenta, também, temperaturas sempre elevadas ao longo do ano. A temperatura média anual ronda os 27o C. Embora a amplitude térmica anual seja muito baixa, é ligeiramente superior à do clima equatorial. As precipitações são abundantes e distribuídas irregularmente ao longo do ano. Chove muito numa época do ano (estação húmida ou das chuvas) e pouco na outra (estação seca). O número de meses húmidos é superior ao número de meses secos.
O clima tropical seco corresponde a uma zona do planeta terra onde as temperaturas são, também, sempre elevadas ao longo do ano. A temperatura média anual ronda os 25ºC. e os 27ºC. A amplitude térmica anual é relativamente baixa, embora superior à do clima tropical húmido. As precipitações são irregulares e concentram-se numa época do ano, sendo a estação seca bastante pronunciada (7 a 8 meses) o que origina que o número de meses secos seja superior ao número de meses húmido
A Reter:
1. As temperaturas médias mensais são elevadas e geralmente superiores às do clima equatorial. A amplitude térmica é baixa, não ultrapassando os 10ºC.
2. A precipitação distribui-se de forma irregular, ao longo do ano, o que permite distinguir duas estações: a seca e a húmida. Se a estação húmida for a mais prolongada trata-se do clima tropical húmido. Se a estação seca for a mais prolongada, então estamos em presença do clima tropical seco.
3. Existem duas estações: a húmida e a seca.
Se quiseres analisar de forma mais profunda o tema sobre estes climas designados de tropical húmido e seco podes consultar o seguinte link na WEB:
https://www.aesap.edu.pt/Geografia/climas/clima_tropical.htm
E agora, vamos falar dos climas desérticos. Em grande parte do continente africano e no país, Emirados Árabes Unidos (EAU), o Dubai, é um dos sete emirados e a cidade mais populosa deste estado com aproximadamente 2 262 000 habitantes. É uma cidade do deserto e o país, é um país das arábias, como nas histórias de Ali babá e os 40 ladrões.Localiza-se numa zona quente e tem um clima desertico.
As temperaturas médias mensais são bastante elevadas, podendo ultrapassar os 35ºC (na estação quente). A amplitude térmica anual é muito elevada, assim como a amplitude térmica diária. A precipitação é escassa e muito irregular. No entanto, podem ocorrer precipitações muito elevadas, num curto período de tempo. As estações do ano diferenciam-se pelas diferenças de temperatura.
A Reter:
As temperaturas médias mensais são bastante elevadas, podendo ultrapassar os 35ºC (na estação quente). A amplitude térmica anual é muito elevada, assim como a amplitude térmica diária. A precipitação é escassa e muito irregular. No entanto, podem ocorrer precipitações muito elevadas, num curto período de tempo. As estações do ano diferenciam-se pelas diferenças de temperatura.
Podes consultar no site : https://www.worldweather.wmo.int/117/c01190.htm informação adicional sobre este tipo de clima.
Para entretenimento aqui fica um pequeno exercicio sobre os climas da terra. Analisa as tarefas e processos e executa a ação. Depois faz a tua propria avaliação e escreve neste site a tua resposta. Partilha das comunidades de prática e usa a WEB. É fixe!!!
TAREFAS E PROCESSO
Climas das zonas temperadas e zonas frias é o novo tema geográfico a estudarem.
Atenção!!!
As tarefas a executar são as seguintes:
1) Identificar os climas da zona temperada;
2) Localizar os climas;
3) Caracterizar o regime termopluviométrico;
4) Elaborar/desenhar o gráfico termopluviométrico correspondente;
5) Colocar duas ou três fotografias de uma paisagem destes tipos de clima
O processo é:
A turma/grupo divide-se em 2 partes. Uma estuda os climas da zona temperada e a outra, os climas da zona fria. Em grupos de 2 alunos desenvolvem as tarefas anteriores.
No fim fazem a apresentação dos trabalhos realizados em powerpoint.
AVALIAÇÃO
Interesse e participação na execução da tarefa;
Leitura e interpretação de gráficos termopluviométricos
Capacidade de tratar a informação
Conhecimento adquirido acerca da distribuição dos tipos de clima e regime termopluviométrico